Principais áreas de foco do Instagram para 2022

janeiro 13, 2022

Oi! As novidades para o Instagram (IG) estão chegando com tudo em 2022. Agora, o foco da plataforma será nos vídeos, mensagens, transparência e criadores de conteúdo.

Conforme o anúncio do CEO da plataforma, Adam Mosseri, as principais mudanças na plataforma serão voltadas para o conteúdo audiovisual. “Vamos dobrar nosso foco no vídeo. Não somos mais apenas um aplicativo de compartilhamento de fotos e vamos consolidar todos os nossos formatos de vídeo em torno dos Reels e continuar a cultivar esse produto”, afirmou Mosseri em um vídeo em seu perfil no Instagram. 

Mosseri ainda menciona que este ano, a plataforma estará concentrada em dois temas principais, “vídeo e controle”. De acordo com ele, “teremos que repensar o que é o Instagram porque o mundo está mudando rapidamente e vamos ter que mudar com ele”.

O site Social Media Today, considera que essas mudanças são originárias dos esforços do Instagram para retomar o posto de plataforma líder. “A ascensão do TikTok consequentemente aumentou a pressão no Instagram, que já foi a plataforma líder para os jovens se conectarem, e desde então, o IG tem se esforçado para alcançá-lo, de qualquer maneira que pode”.

A chegada dos vídeos mais curtos, de fato transformou todo o cenário das mídias sociais nos últimos anos. Em junho do ano passado, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou que “os Reels se tornaram o maior contribuidor para o crescimento do engajamento no Instagram”. Portanto, faz sentido que a plataforma continue a investir e desenvolver ainda mais este formato.

Outro foco do app são as mensagens. Mosseri cita que essa é “a principal forma de as pessoas se conectarem online“, e que o Instagram busca, também, implementar demais ferramentas de monetização para os criadores de conteúdo no IG.

Para finalizar, o chefe da plataforma menciona que o foco também será a transparência e assim, fornecer demais informações sobre o funcionamento do Instagram. A busca por essa transparência já pode ser observada através da alternância de formatos no feed.

Agora, o feed pode ser visto em três formatos:

  • Página Inicial (Home): atual formato de exibição de conteúdo. Aqui, os conteúdos aparecem através do critério de classificação de relevância estabelecida pelo algoritmo.
  • Seguindo (Following): neste modelo, o usuário acompanha as postagens em ordem cronológica apenas das contas seguidas. Além disso, não aparecem recomendações de outros perfis para seguir.
  • Favoritos (Favorites): Já este formato é referente a sua lista de favoritos. Diferentemente do formato anterior, neste você seleciona e acompanha os perfis que você segue e são de sua maior preferência. Esse formato pode ser comparado ao “melhores amigos”, só que no feed. 

 

É com tantas mudanças e cheio de inovações que o Instagram começa 2022. O arrasta pra cima que deixou de existir, a adição de links nos stories para todos os usuários e até mesmo os reels, que agora são exibidos no feed inicial. Cada vez mais, a plataforma desenvolve e aprimora ferramentas robustas de criação e edição de conteúdo, visando se diversificar e se diferenciar dos concorrentes. 

Conta pra gente, o que você achou dessas mudanças?

Leave A Comment

plugins premium WordPress
×