janeiro 13, 2022
Oi! As novidades para o Instagram (IG) estão chegando com tudo em 2022. Agora, o foco da plataforma será nos vídeos, mensagens, transparência e criadores de conteúdo.
Conforme o anúncio do CEO da plataforma, Adam Mosseri, as principais mudanças na plataforma serão voltadas para o conteúdo audiovisual. “Vamos dobrar nosso foco no vídeo. Não somos mais apenas um aplicativo de compartilhamento de fotos e vamos consolidar todos os nossos formatos de vídeo em torno dos Reels e continuar a cultivar esse produto”, afirmou Mosseri em um vídeo em seu perfil no Instagram.
Mosseri ainda menciona que este ano, a plataforma estará concentrada em dois temas principais, “vídeo e controle”. De acordo com ele, “teremos que repensar o que é o Instagram porque o mundo está mudando rapidamente e vamos ter que mudar com ele”.
O site Social Media Today, considera que essas mudanças são originárias dos esforços do Instagram para retomar o posto de plataforma líder. “A ascensão do TikTok consequentemente aumentou a pressão no Instagram, que já foi a plataforma líder para os jovens se conectarem, e desde então, o IG tem se esforçado para alcançá-lo, de qualquer maneira que pode”.
A chegada dos vídeos mais curtos, de fato transformou todo o cenário das mídias sociais nos últimos anos. Em junho do ano passado, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou que “os Reels se tornaram o maior contribuidor para o crescimento do engajamento no Instagram”. Portanto, faz sentido que a plataforma continue a investir e desenvolver ainda mais este formato.
Outro foco do app são as mensagens. Mosseri cita que essa é “a principal forma de as pessoas se conectarem online“, e que o Instagram busca, também, implementar demais ferramentas de monetização para os criadores de conteúdo no IG.
Para finalizar, o chefe da plataforma menciona que o foco também será a transparência e assim, fornecer demais informações sobre o funcionamento do Instagram. A busca por essa transparência já pode ser observada através da alternância de formatos no feed.
Agora, o feed pode ser visto em três formatos:
É com tantas mudanças e cheio de inovações que o Instagram começa 2022. O arrasta pra cima que deixou de existir, a adição de links nos stories para todos os usuários e até mesmo os reels, que agora são exibidos no feed inicial. Cada vez mais, a plataforma desenvolve e aprimora ferramentas robustas de criação e edição de conteúdo, visando se diversificar e se diferenciar dos concorrentes.
Conta pra gente, o que você achou dessas mudanças?