abril 19, 2021
Oi! As métricas fazem parte do dia a dia das suas ações de marketing?
Não é fácil gerir um negócio. São muitas áreas para se focar e, a cada dificuldade, precisamos nos adaptar e planejar formas de contornar as adversidades para voltar a lucrar. E não importa qual sejam seus objetivos: aumentar a eficiência, reduzir custos, aumentar satisfação, diminuir reclamações… as métricas são a melhor forma de entender os resultados das suas ações e ajudá-lo a chegar onde você precisa.
De uma maneira simples, as métricas ajudam a empresa a saber como era seu desempenho no passado e como está a situação hoje, permitindo que você entenda se algo está errado. A partir daí, você pode fazer ajustes e traçar projeções futuras para ficar à frente da situação, além de saber quando será possível alcançar os objetivos propostos.
Não é nenhum segredo que acompanhar e analisar os resultados é fundamental para atingir os objetivos e, quando pensamos em marketing digital e inbound marketing, os indicadores de desempenho são ainda mais importantes na hora de planejar e implementar estratégias.
As vantagens de analisar as métricas são inúmeras, e elas podem auxiliar em cada passo e cada objetivo da sua empresa:
Essa realmente é uma pergunta complexa, e é claro que cada empresa vai optar por seguir um tipo de estatística porque acredita que as informações são mais importantes ou simplesmente porque determinados dados são mais relevantes para aquele negócio específico.
Mas uma coisa é certa: seu sucesso depende das boas informações que servirão de base para a implementação de todas as ações de marketing, e a utilização de métricas estratégicas que sejam capazes de entregar esses dados de qualidade. Por isso, é importante saber quais são os principais indicadores a acompanhar e como eles podem ajudar a sua empresa a se destacar e elevar o nível das suas campanhas.
Existem diversos números que podem ser analisados em uma campanha, e numa época em que dados são coletados a cada passo do consumidor, fica difícil saber o que acompanhar. No entanto, algumas métricas são centrais para definir como está o desempenho da marca e guiar o planejamento e as decisões futuras.
Esse número permite que você acompanhe o retorno financeiro das suas ações e verifique se os resultados estão dentro do esperado ou se é preciso fazer reajustes. A análise desse indicador permite que você entenda quais táticas funcionam e quais precisam ser trabalhadas (ou esquecidas de vez). Outra vantagem de acompanhar o ROI é que, sabendo exatamente como está a situação das suas táticas, você pode definir quanto investir em marketing e em quais ações apostar.
Esta métrica mede o custo de aquisição de novos leads. Para que os visitantes sejam convertidos em leads, o conteúdo do seu website é essencial: ele deve prender o interesse e gerar a curiosidade do usuário para ser capaz de levá-lo à conversão.
O custo de aquisição de cliente revela, de forma simplificada, quanto está sendo gasto para a conversão de um cliente. Este é um indicador relacionado à situação financeira da empresa, e revela qual é o investimento que você está fazendo para adquirir um cliente. A partir dos resultados, você consegue saber se os investimentos estão sendo bem direcionados e se os gastos estão valendo a pena.
Através desta métrica, você acompanha quantos visitantes foram convertidos em leads (ao baixar um e-book ou assinar sua newsletter, por exemplo) ou concluíram uma compra. O indicador revela se as suas ações estão sendo bem executadas para levar o lead a se interessar pela marca ou pelo produto.
É importante entender se o seu lead está preparado ou não para fechar uma compra, por isso, é necessário que haja profissionais capazes de identificar a qualidade desse lead e trabalhar o relacionamento em vez de esperar que ele faça contato
O posicionamento que você ocupa nos motores de busca é, hoje, muito relevante para o marketing, uma vez que esse é o ponto de partida de muitos usuários na hora de pesquisar sobre produtos e empresas e descobrir novas marcas. Seu ranking é o indicador da qualidade e performance do seu conteúdo, por isso, alguns aspectos que devem ser considerados para melhorar seu ranking são adicionar conteúdos de qualidade e aplicar técnicas de SEO.
Uma boa dica é sempre tentar otimizar seu conteúdo para buscas, e você pode conferir o seu desempenho procurando palavras-chave de seus conteúdos e monitorando suas posições em cada resultado.
Um bom tráfego do site vai tornar possível outros resultados, como engajamento dos usuários e geração de leads, afinal, quanto maior o número de visitantes, maiores serão as possibilidades de conversões. Assim, é importante acompanhar esta métrica para garantir que haja um aumento desse tráfego com o tempo.
Acompanhe a geração de tráfego todo mês e registre seus conteúdos adicionados, verificando em qual período você teve mais movimentação. Dessa forma, você poderá focar naquilo que você fez de bom e continuar nesse caminho.
Esse é um indicador muito importante para apontar a qualidade do seu conteúdo. Se o visitante está retornando, é porque ele gostou do que viu. Não há dúvida de que é sempre bom atrair novos visitantes, mas aqueles que já conhecem seu site e decidem voltar mostram que suas estratégias estão funcionando e que você disponibiliza um material bom o suficiente para que ele queira consumir mais.
O Google Analytics permite que você acompanhe a relação entre novos visitantes e aqueles que retornaram. Assim, você tem uma ideia de qual porcentagem de leads estão conhecendo sua marca pela primeira vez e qual taxa de visitantes já gosta do seu conteúdo e quer consumir mais. Uma boa dica é acompanhar os acessos diretos. Os visitantes que retornam costumam já conhecer o seu endereço e acessam seu site sem precisar passar por um motor de busca.
Quanto mais tempo os usuários passam em seu site, mais conteúdos estão visualizando, e isso aponta para a qualidade do material que está disponibilizado. Se os visitantes estiverem passando muito pouco tempo nas páginas, seu conteúdo não está prendendo a atenção deles.
Lembre-se de que é normal haver pessoas que apenas entram em seu site, leem poucas palavras e fecham a página. Mas, se você entregar valor em seu conteúdo, as pessoas naturalmente permanecerão mais tempo em seu site.
Esta métrica registra quantas páginas foram acessadas em cada visita. Para manter as pessoas por mais tempo em seu site, invista nos links internos e na facilitação do caminho para o seu usuário. Torne o seu site o mais intuitivo possível e aposte em bons conteúdos para levar o seu visitante a acessar mais páginas.
Se o seu conteúdo é bom o suficiente, as pessoas vão querer compartilhá-lo com outros. Ou seja, esses usuários não apenas gostaram do seu material, como também acham que ele é interessante o suficiente para seus conhecidos. É importante acompanhar a interação dos usuários com suas postagens, já que os compartilhamentos permitem que seu conteúdo alcance diferentes públicos.
Ter um bom número de compartilhamentos é ótimo, mas, muitas vezes, as pessoas nem leem conteúdos antes de compartilhá-los. Sendo assim, uma boa maneira de medir a qualidade do engajamento é acompanhar a quantidade de comentários que as pessoas fizeram. Se um usuário comentou, isso significa que ele leu o conteúdo, tem uma opinião sobre ele e quis se expressar.
É claro que o NPS não poderia faltar na lista. Esse indicador é o resultado de todas as suas ações até o pós-compra e é indicativo da qualidade da sua marca. Se o cliente realmente gostou da experiência, é provável que ele dê uma boa nota, recomende sua empresa e compre novamente.
E quais métricas você utiliza para acompanhar o desempenho da sua marca? Os indicadores são parte importante na hora de fazer seu planejamento de marketing? Conte para a gente como as métricas ajudam a melhorar o seu negócio!