Transforme seu marketing em 2022

janeiro 4, 2022

Oi! A chegada do coronavírus modificou a forma de comprar, trabalhar, consumir e até mesmo de se divertir das pessoas. Com tantas mudanças, diversas atividades ganharam sua forma digital.

Para entender o futuro, é preciso analisar o que acontece no presente. Dessa forma, muitas empresas de marketing estão focadas em criar novas campanhas, reavaliar a compra de mídias e os lançar produtos. De acordo com o chefe executivo da JCDecaux, François-Xavier Pierrel, “toda companhia precisa de transformação. E não é porque ela acordou um dia e decidiu isso, mas porque foi confrontada pela necessidade de seus consumidores”, comenta.

Em quase dois anos de pandemia, a nossa vida mudou drasticamente, assim como a nossa forma de comprar e consumir. Por isso, é importante que as empresas estejam atentas às novidades. Confira algumas das principais mudanças e aprendizados que podem transformar o marketing da sua empresa este ano.

  • Mulheres em busca da liberdade em seus corpos, rotinas e carreiras

No que se refere ao comportamento, pudemos observar o aumento das buscas pelo body positive, movimento social e feminista que preza pela aceitação do próprio corpo. Buscas por transição capilar tem crescido, ao mesmo passo em que diversas brasileiras não sentem mais receio de falar abertamente que não pretendem ser mães. Com isso, uma boa dica é que as marcas devem estar comprometidas com a diversidade e quebra de estereótipos.

  • Cultura e posicionamento

Com o crescimento das redes sociais, debates acerca do racismo estrutural ao redor do mundo, aumento do índice de violência contra a mulher nas suas mais diversas formas e a urgência por um mundo mais sustentável têm ganhado destaque. Assim, recomendamos que a sua marca, além de buscar a diversidade e representatividade em suas campanhas, ajude a dar visibilidade a causas relevantes.

  • Caminhos do consumidor

Com as saídas cada vez mais planejadas e menos espontâneas, os brasileiros precisaram adquirir o hábito de reservar suas idas a bares e restaurantes, por exemplo. A busca por locais mais abertos e arejados também vem crescendo.

Já as lojas de varejo mais procuradas são as que a audiência já conhece e confia. As novas lojas ganham espaço na vida desses consumidores quando oferecem descontos e benefícios. As compras por impulso, por sua vez, conseguiram se manter e crescer ainda mais no ambiente virtual.

Imagem retirada do Think With Google

  • Experiências cada vez mais imersivas

Se o processo de compra mudou, a de consumo vem se alterando cada vez mais. O surgimento de tecnologias, como a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR), que proporcionam experiências cada vez mais imersivas e significativas, como o metaverso, tem conquistado clientes mundo afora. É com essa nova possibilidade, que surgem diversas formas de narrativas capazes de envolver ainda mais o consumidor.

  • Comunicação e conteúdo relevante

E além de tudo que já foi mencionado, sua marca deve estar ainda mais atenta aos desejos do seu público. Transparência, originalidade e empatia são alguns dos valores mais exigidos. O seu público precisa conhecer os valores e posicionamentos da sua marca, além de conhecer os usos e funcionamentos do seu serviço ou produto. Faça da sua rede social, uma conversa com a sua audiência.

Nos últimos anos, a transformação digital vem acontecendo cada vez mais rápido e as empresas vêm se adaptando às tendências do mercado. 2022 chega com ar de renovação, você está pronto para viver e implementar as novidades na sua empresa?

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