novembro 27, 2022
Oi! A Cyber Monday, também conhecida como Segunda-feira Cibernética, é um evento de descontos e ofertas de produtos eletrônicos e digitais que acontece de forma online após a Black Friday em diversos países.
Há cada ano que passa fica mais evidente que a Black Friday não é apenas um evento promocional que acontece na última sexta-feira de novembro. Com a Black Friday antecipada e o aumento da adesão da Cyber Monday comprovam esse movimento.
A Cyber Monday é focada no mercado online e traz a oportunidade de alcançar consumidores que não aproveitaram as promoções da Black Friday. Alguns especialistas consideram a data como um “bota fora” dos produtos que permaneceram no estoque porque é possível encontrar produtos que ultrapassam 70% de desconto.
Segundo a Neotrust, o e-commerce brasileiro obteve um aumento de 4,3% no número de pedidos no segundo semestre de 2022, quando comparado ao mesmo período no ano passado, o que demonstra que o mercado está aquecido para as festas do final do ano.
O conceito da Cyber Monday surgiu em 2005, nos Estados Unidos, quando a Federação Nacional de Varejo constatou que a maioria das lojas virtuais registrava um aumento considerável de vendas na segunda-feira após o Dia de Ação de Graças – feriado tradicional nos EUA – e da Black Friday.
Ela difere da Black Friday porque as ofertas e promoções acontecem exclusivamente online. No Brasil, a Cyber Monday começou a ganhar força em 2012 após constatar que mesmo após a Black Friday, os usuários permaneciam online em busca de produtos e até mesmo comprando, o que faz com que a segunda-feira cibernética seja considerada uma extensão da Black Friday.
Desde a chegada no Brasil, a Cyber Monday tem sido aproveitada pelos varejistas. Uma análise de dados da Neotrust aponta que em 2021, a data registrou um faturamento de R$ 827,4 milhões, representando um aumento de 17,7% no faturamento em relação ao ano anterior. Também foram registrados 1,62 milhão de compras realizadas, indicando um aumento de 6,9% em relação a 2021 e um médio de R$ 509,53, com um aumento de 10,1% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Esses aumentos acontecem porque é cada vez mais comum que os consumidores aguardem por datas como a Cyber Monday para comprar os produtos que desejam ou precisam com grandes descontos.
1) Ofereça boa experiência com o site
Se o site não funcionar como deveria, você perderá clientes. Isso é fato. Por isso, garanta que o site está responsivo, ou seja, garanta que o tempo de carregamento da página após um clique é mínimo.
Ainda que o carregamento do site dependa de outros fatores como a velocidade da conexão com a internet, o seu papel como gestor do varejo é garantir que o seu site oferece uma boa experiência de compra.
Também ofereça uma boa navegabilidade, permitindo que o usuário passa buscar o que deseja no seu site e navegar entre as seções para olhar os produtos oferecidos.
2) Invista no marketing
É aquilo que falamos sempre: quem não é visto, não é lembrado. É interessante investir no remarketing para aumentar suas vendas. Isso pode ser feito por ferramentas como o Facebook Ads, Instagram Ads, E-mail marketing e Google Ads, para atrair e capturar a atenção daqueles usuários que estão de olho nos seus produtos há algum tempo. Essa pode ser uma boa chance de recuperar carrinhos abandonados durante a Black Friday.
3) Utilize gatilhos de urgência
Gere urgência nos consumidores os incentivando a correrem parar aproveitar as últimas ofertas do mês promocional.
Algumas formas de utilizar esse gatilho são a contagem regressiva no site ou redes sociais da sua loja, expressões como “Só até hoje”, “Compre agora”, “Última chance” em seus criativos.
Datas como a Cyber Monday são boas oportunidades para alavancar as vendas da sua loja. A data tem grande relevância no e-commerce brasileiro, por isso, vale a pena planejar e definir estratégias para alcançar os resultados desejados.
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