março 3, 2023
Oi! O relatório “What’s Next 2023” elaborado pelo TikTok, revela tendências futuras que estão remodelando a cultura, o conteúdo e consequentemente o mundo do entretenimento e da mídia. Com base em pesquisas e análises de dados, o relatório identifica tendências de consumo de conteúdo, como o aumento do uso da realidade aumentada e da inteligência artificial na publicidade.
De acordo com o relatório, o TikTok é uma das plataformas de mídia social de crescimento mais rápido, com mais de 1 bilhão de downloads em todo o mundo. Além disso, o TikTok tem sido um espaço importante para a criação de conteúdo original e inovador, com muitos usuários compartilhando vídeos criativos e interativos. A plataforma também tem sido um grande sucesso entre os jovens, com a maioria dos usuários na faixa etária de 16 a 24 anos.
Vale ressaltar que no ano passado, a plataforma superou diversos estereótipos da Geração Z. Também criou gêneros de entretenimento, modificou as preferências dos conteúdos que os usuários consomem, conteúdos estes que conectam pessoas a comunidades por meio de histórias autênticas, e até mesmo auxiliou na descoberta de novas ideias de conteúdo. Tudo isso fez com que as marcas criassem tipos de conteúdo na plataforma para envolver suas comunidades ou até mesmo patrocinar TikTokers para criar conteúdo atrativo. Todas essas mudanças são informadas no relatório de tendências What’s Next 2023 do TikTok, em sua terceira edição anual.
A quem interessa?
O relatório é interessante e pode auxiliar profissionais de marketing digital e de mídia social a entender os desejos, necessidades e tendências dos consumidores e a prever o que pode estar em curso de mudança. A pesquisa aponta diversas forças culturais a longo prazo no TikTok, como vídeos que vão do divertido ao funcional, e também indica como cada formato de conteúdo adaptou as tendências, tornando o relatório um guia da plataforma para as marcas seguirem.
A chefe global de marketing comercial da TikTok, Sofia Hernandez, disse que “2022 foi o ano em que as pessoas perceberam que não precisavam viver suas vidas como sempre – com diferentes pontos de vista e ideias que transcendem culturas no TikTok.” E acrescentou que o TikTok será uma ferramenta em “que as pessoas buscarão novas maneiras de alcançar o sucesso, a felicidade e o bem-estar – e o TikTok será uma ferramenta para ajudá-las a encontrá-lo” devido ao “aumento do custo de vida e seus desafios associados”.
Por que o TikTok faz tanto sucesso?
Um dos pontos que explica o sucesso da plataforma é a criação de conteúdo autêntico e envolvente para se conectar com os usuários, bem como a evolução do storytelling em plataformas móveis. Conforme a pesquisa, o TikTok seguirá sendo uma plataforma de entretenimento e mídia importante nos próximos anos, oferecendo novas oportunidades para marcas e anunciantes.
Um estudo chamado TikTok Marketing Science Global Entertaining Ads Study 2022 , realizado pela Marketcast, aponta que quatro a cada cinco usuários dizem que a plataforma é extremamente divertida. O que não surpreende, uma vez que o algoritmo da rede social selecionam o conteúdo baseado nos gostos dos usuários e comunidades. Esse mesmo dado também é um indicativo para as marcas, que podem ver um aumento nos seus resultados ao entregar conteúdo e/ou publicidade que capture a atenção dos usuários tanto quanto os conteúdos de entretenimento.
É certo que profissionais de marketing e de mídia social sabem que a plataforma possui milhares de conteúdos de conselhos, autocuidado e diversas iniciativas. Contudo, outra coisa certa é que as pessoas ainda continuam se esgotando. O relatório da plataforma aponta que os usuários da rede social permanecem em busca de conteúdos de autocuidado, uma vez que muitos se sentem imersos em problemas relacionados à saúde pública e esgotamento pessoal. Conforme a pesquisa, a plataforma promove “oportunidades infinitas para espalhar alegrias”.
A mesma pesquisa feita pela Marketcast em 2022 menciona que entre os usuários que consumiram conteúdos dentro TikTok e realizaram uma ação “fora” da plataforma, 90% disseram que a plataforma de vídeo social “me deixa feliz” e “nunca fica entediante”. Outro insight interessante e importante para marcas que visam criar e/ou firmar conexões mais significativas com o seu público na plataforma este ano.
Alguns dos pontos que reforçam esta tendência, que ainda não se sabe ao certo se é de curto ou longo prazo, são:
O relatório aponta que as comunidades do TikTok estão “um pouco acima das demais” plataformas de vídeos por serem um hiper nicho, fazendo a plataforma prosperar em escala. Em outras palavras, compartilhar assuntos que sejam de interesse especial ao invés de conteúdo de interesse geral ajuda as pessoas a se relacionarem e a se conectarem com outros usuários e marcas.
Por isso, o relatório aponta que “o TikTok tem 1,8 vezes mais chances de apresentar às pessoas novos tópicos que elas não sabiam que gostavam em comparação com as plataformas sociais tradicionais.” E isso acontece porque as pessoas utilizam a plataforma para iniciar conversas em suas comunidades e grupos e também para descobrir respostas que satisfaçam as suas curiosidades e necessidades.
Dessa forma, as pessoas consomem os conteúdos do TikTok porque a plataforma auxilia na construção de uma comunidade com ideias semelhantes, baseada em interesses e ideais compartilhados, que vem da inspiração de ver pessoas semelhantes com elas.
Em resumo, o relatório “What’s Next 2023” do TikTok oferece uma visão abrangente sobre as tendências futuras do entretenimento e da mídia e apresenta importantes insights para marcas e anunciantes que desejam se destacar no cenário digital. Além disso, a pesquisa revela a grande popularidade e o crescimento acelerado da plataforma, bem como seu compromisso com a segurança dos usuários e sua popularidade entre os anunciantes. O relatório e este texto é uma leitura valiosa para quem visa entender como aproveitar as tendências do mercado para alavancar suas vendas e alcançar seus objetivos de negócio.
Fonte: TikTok¹, TikTok², Search Engine Journal