YouTube: Cultura e tendências 2023

outubro 4, 2023

O YouTube continua sendo uma plataforma onde as pessoas podem expressar suas opiniões e compartilhar suas paixões. A plataforma tem visto um aumento na diversidade de conteúdo e criadores, com um aumento significativo no número de canais com mais de um milhão de inscritos.

Para compor o relatório, que é utilizado como guia nesta apresentação, o YouTube analisou centenas de situações, ao realizar pesquisas com a Ipsos em 14 países, entre eles: EUA, Reino Unido, Austrália, Brasil, Canadá, Egito, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Japão, México, Arábia Saudita e Coreia do Sul. Foram entrevistados adultos com idade entre 18 e 44 anos que acessam conteúdo on-line; e a Geração Z (com idade entre 18 e 24 anos) que acessa conteúdo on-line.

1) Criadores e fãs não só influenciam, mas ditam as regras

Isso aconteceu porque, de modo geral, o avanço da tecnologia nas áreas de criação e mídia ampliaram as oportunidades de engajamento para todos, nos mais diversos nichos, tornando o consumo multiformato e multidispositivo.

O relatório utiliza a expressão “consumo multiformato e multidispositivo” para se referir à tendência crescente dos usuários de consumir conteúdo em diferentes formatos e em diferentes dispositivos, dependendo de suas necessidades específicas ou estado de espírito no momento.

Por exemplo, um usuário pode assistir a um vídeo longo no YouTube em sua Smart TV quando está relaxando em casa, mas pode preferir assistir a um vídeo curto ou “Short” em seu smartphone durante uma pausa no trabalho. Além disso, o mesmo usuário pode optar por ouvir um podcast do YouTube durante uma corrida ou no carro. Este é o aspecto “multiformato“.

O aspecto “multidispositivo” refere-se ao fato de que os usuários estão consumindo conteúdo do YouTube em uma variedade de dispositivos, incluindo smartphones, tablets, computadores e Smart TVs. A capacidade de alternar facilmente entre dispositivos para acessar o conteúdo do YouTube é uma parte importante da experiência do usuário na plataforma.

O relatório também menciona que os criadores de conteúdo estão respondendo a essa tendência diversificando suas narrativas em diferentes formatos, alcançando novos fãs e descobrindo mais oportunidades de sucesso. Além disso, 71% dos entrevistados da Geração Z gostam da conveniência de assistir diferentes formatos de vídeo em uma única plataforma.

2) Criação mais acessível

As ferramentas de criação do YouTube estão se tornando mais acessíveis, permitindo que mais pessoas participem da criação de conteúdo. Aqui estão alguns pontos-chave:

2.2) Conteúdo Construído para os Fãs

A tecnologia está permitindo que os fãs se envolvam mais profundamente com o conteúdo que amam, seja remixando elementos de áudio e vídeo para criar algo novo, ou usando ferramentas de edição para destacar seus momentos favoritos de vídeos mais longos.  

Isso está permitindo que os fãs se envolvam mais profundamente com o conteúdo que amam. Por exemplo, os fãs estão remixando propagandas de marcas em seu próprio conteúdo.

3) Consumo infinito 

Os telespectadores buscam vivenciar experiências cada vez mais personalizadas, e os formatos são ajustados para atender a diversas circunstâncias: conteúdo mais longos, curtos, ao vivo ou pré-gravados, acessível em dispositivos móveis ou em Smart TVs.

68% dos os adultos entrevistados  disseram que assistem vídeos sobre um mesmo tema em diferentes formatos (por exemplo: formato curto, longo, podcast, transmissões ao vivo).

Recursos como legendas e faixas de áudio em vários idiomas estão tornando o conteúdo mais acessível e personalizado para o público. Além disso, 71% dos entrevistados da Geração Z gostam da conveniência de assistir diferentes formatos de vídeo em uma única plataforma.

4) Criação como uma atividade essencial

A criação de conteúdo de vídeo não é mais apenas para “criadores” profissionais. 82% dos adultos entrevistados se descrevem como criadores de conteúdo de vídeo, destacando como a criação de conteúdo se tornou uma atividade comum e acessível para muitos.

5) Novas formas de interações com os fãs

Com a evolução do cenário digital, a interação do grupo de fãs tem se intensificado e estabelecido diferentes níveis entre o fã casual, fã mais ativo ou fã profissional, graças às novas tecnologias e à expansão dos formatos disponíveis.

Fãs casuais podem desfrutar de um feed que estimule o consumo passivo de conteúdo relacionado ao seu fandom, desde o tradicional até revelações dos bastidores. Enquanto isso, um fã mais ativo pode aproveitar os Shorts para criar memes ou se envolver com as campanhas de marcas, mesclando trechos delas em seu próprio conteúdo. Já os fãs profissionais, odem colaborar entre si na criação de conteúdo, enquanto os fãs profissionais aplicam sua expertise e produzem para o público em geral.

54% dos adultos entrevistados disseram que preferem assistir um criador detalhando um grande evento, em vez do evento em si (por exemplo, Oscar, Grammy). Enquanto, 47% da Geração Z (jovens de 18 a 24 anos on-line) assistiram vídeos criados por fãs de um artista, figura pública ou um conteúdo específico nos últimos 12 meses.

Mais formatos = mais fãs, stories, escala e impacto

Antigamente, um vídeo era visto como um único formato de conteúdo. No entanto, nos dias atuais, ele se expandiu para novas dimensões, como o formato longo e os Shorts, além das transmissões ao vivo e podcasts.

Agora, o público busca conteúdo em diferentes formatos, de acordo com seu estado de espírito ou necessidades específicas. Diante dessa demanda, os criadores têm respondido diversificando suas narrativas em tais formatos, conquistando novos fãs e descobrindo mais oportunidades de sucesso. Segundo o relatório: 

  • 87% dos adultos entrevistados disseram que, em qualquer serviço de streaming, assistiram pelo menos 4 formatos de conteúdo oferecidos pelo YouTube nos últimos 12 meses
  • E 67% dos entrevistados da Geração Z (jovens com 18 a 24 anos on-line) afirmaram que gostam quando seus criadores favoritos oferecem conteúdo em diferentes formatos.

6) E essa diversidade de formatos e ferramentas acabam personalizando a experiência do usuário

Recursos como legendas e faixas de áudio em vários idiomas oferecem uma experiência personalizada ao público. Por outro lado, também dão aos criadores a oportunidade de aprimorar suas narrativas e alcançar novos públicos, superando barreiras culturais, geográficas ou linguísticas.

Os vlogs silenciosos utilizam legendas para acrescentar comentários sem interromper a imersão.

Alguns criadores usam as legendas para contextualizar, inserir piadas internas ou fornecer “Easter eggs” para os espectadores mais engajados. 54% dos adultos entrevistados concordam que seguem um criador que oferece conteúdo em um idioma diferente do seu.

7) Tudo isso aconteceu, também, graças ao boom das ferramentas de edição

Uma explosão de ferramentas de vídeo tornou a edição e a mistura de áudio e vídeo, a aplicação de filtros e efeitos, e até mesmo a criação de avatares virtuais extremamente acessíveis. Com tanta facilidade e diversão, a própria criação de conteúdo se tornou uma forma de entretenimento. O potencial de inovação de uma ideia está diretamente relacionado à sua capacidade de gerar oportunidades em que os espectadores possam participar e adicionar seu toque pessoal.

As ferramentas de edição permitem que os espectadores criem clipes dos melhores momentos de vídeos mais longos e facilitem a combinação de conteúdos diversos. Por sua vez, os criadores de podcasts e transmissões ao vivo editam seu próprio material para compartilhar seus destaques. A edição tem o poder de transformar um único vídeo em um fenômeno maior, abrindo possibilidades infinitas para a criatividade e o envolvimento do público.

  • + de 14 milhões de vídeos foram criados todos os meses, em 2023, usando o recurso de clipes do YouTube.

Os filtros e efeitos oferecem possibilidades adaptáveis a inúmeros contextos. Com eles, é possível realizar diversas ações, desde adicionar texto em vídeos até modificar completamente a aparência de um clipe.

De acordo com uma pesquisa, 65% dos entrevistados da Geração Z afirmaram ter utilizado algum filtro, recurso ou efeito em aplicativos de vídeo nos últimos 12 meses.

O recurso de Remix, que permite inserir um áudio ou vídeo existente em outro, costumava ser exclusivo de profissionais, mas agora está disponível com apenas um toque. Remixar elementos de áudio e vídeo se tornou uma forma simples de contribuir para a cultura pop, sem mencionar a importância dos memes para a Geração Z e os espectadores mais jovens. Um exemplo notável são os remixes da propaganda do Burger King intitulada “Whopper Whopper”.

Os avatares têm o poder de transformar qualquer espectador em um novo personagem virtual. Com eles, os criadores têm total liberdade para escolher como desejam ser representados, proporcionando uma experiência personalizada e envolvente.

8) IA expandindo horizontes

No cenário de explosão de ferramentas baseadas em IA, os criadores estão se adaptando às novas tecnologias e ampliando suas habilidades criativas. Ideias ambiciosas e complexas podem ser realizadas de forma muito mais rápida e com produção mais econômica do que nunca.

A IA generativa aacaba democratizando as formas de comunicação, abrindo portas para um novo mundo onde ideias inovadoras serão a base do ambiente digital.

Essa inovação está redefinindo a interseção entre expressão e fandom digital. Agora, os usuários têm acesso a um nível mais profundo de conhecimento sobre as entidades culturais com as quais se identificam. A velocidade e qualidade da criatividade baseada em IA trazem inúmeras possibilidades de ações que podem ser consumidas individualmente, mas que ganham vida quando se interconectam.

Os criadores e as bandas de K-pop virtuais lançados por empresas coreanas são uma nova versão dos VTubers  (influenciador ou YouTuber virtual), apontando para a direção na qual a criação baseada em IA está caminhando. Essa tendência antecipa o panorama de interesses dos espectadores relacionados à criação, desafiando as normas de autenticidade.

A IA está expandindo o universo da criatividade. Ela possibilita que os fãs recriem filmes famosos feitos por diretores icônicos. A forma como essa tecnologia está sendo utilizada agora é apenas uma amostra do que teremos em breve. E os espectadores já estão abraçando essa inovação, assistindo a vídeos sobre o assunto ou criados com IA.

Segundo o relatório, 60% dos adultos entrevistados afirmam estar abertos a assistir criadores que usam IA para gerar conteúdo, e 52% dos adultos entrevistados relatam ter assistido a um VTuber nos últimos 12 meses. Esse dado demonstra a crescente aceitação e interesse do público em relação a essa nova forma de criação e entretenimento. Demais dados:

  • 40% os adultos entrevistados se descrevem como criadores de conteúdo de vídeo
  • 71% dos entrevistados da Geração Z gostam da conveniência de assistir diferentes formatos de vídeo em uma única plataforma.
  • + 1,7B de visualizações de vídeos relacionados ou usando ferramentas de IA generativa em 2023

De modo geral, a velocidade, a quantidade e a variedade de toda essa mudança podem ser assustadoras. Novos formatos surgirão, novas formas de expressão do fandom, mais conteúdo para consumir e tecnologias adicionando cada vez mais variáveis ao cenário.

O universo digital está em constante evolução, e é fundamental que criadores e espectadores estejam abertos a essa dinâmica para abraçar as inovações e explorar as infinitas possibilidades que o futuro trará. A criatividade e a adaptação serão essenciais para se destacar e aproveitar plenamente o potencial oferecido por essa revolução tecnológica.

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